sábado, 11 de fevereiro de 2012

..:: A Beleza Vampírica ::..


A Beleza Vampírica

Com a nova leva de romances sobrenaturais surgiu entre os diversos fãs do gênero uma grande discussão.

Muitos consideram que vampiros devem ser cruéis e sanguinários, com uma aparência assustadora e cadavérica enquanto outros preferem as criaturas sedutoras e de aparência perfeita para representarem os seres noturnos.

Ao contrário do que muitos imaginam o conceito de vampiro como um ser belo e sedutor é bastante antigo.

Em 1819, com o sucesso do romance de John Polidori The Vampire, estabeleceu-se o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado. Esse romance veio a inspirar diversas obras como por exemplo Drácula.

Quanto à aparência tenebrosa dos seres noturnos, devemos lembrar que a noção de vampirismo data de milhares de anos e fala sobre demônios e espíritos, o que posteriormente se concretizou na Europa em crenças de que vampiros eram espectros malignos ligados à suicídios e à bruxaria.

A aparência cadavérica deve-se às crenças de que, atormentado pela morte inesperada ou pelos atos ligados à magia negra, o espírito não encontra o descanso e então volta à vida.

Essas crenças correram toda a Europa causando grande histeria, começando assim uma verdadeira caça às bruxas, ou melhor, aos vampiros.

Com uma busca rápida pela internet podemos encontrar diversas imagens com os mais variados estereótipos para essas criaturas, desde galãs de cinema até a figuras que se assemelham à bodes com corpos humanos ou morcegos.

Além da discussão sobre a aparência, outras discussões apimentam ainda mais as histórias sobre esses “mortos-vivos” (que estão mais vivos do que nunca!).

De vilão cruel que espalha terror pelas terras onde vive a anti-herói poético e dramática, vários obras literárias continuam a surgir, algumas delas sem qualquer relação com as lendas originais.

O mais importante dentro desse cenário tornou-se a variedade de opções, a liberdade que os autores tem para contar e recontar essas lendas de forma a agradar aos públicos mais variados, que podem encontrar nas páginas vampiros de todos os tipos.

Andando pelo sol e salvando mocinhas ou morando em castelos assombrados, cada leitor poderá se fascinar e se deixar seduzir por seu tipo de vampiro preferido, afinal tudo não passa de uma lenda e todos têm liberdade para contar suas histórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário